IMG-20140703-WA0023
Não é estranho para a população de Tucano, o fato da Saúde no município, está agonizando na UTI. Todos os dias e noites, dezenas de pessoas procuram atendimento médico, tanto nos PSF’s, Centros de Saúde de Tucano e Caldas do Jorro, bem como, no Hospital Municipal Mariana Penedo. Único hospital no município e que também, por falta de materiais de primeira necessidade, material humano ou ainda, falta de infraestrutura hospitalar, bem como o descaso do gestor, fazem com que as pessoas sejam atendidas de forma precária e até não serem atendidas.

É comum, pacientes terem o atendimento recusado por alegação de não ser emergência, ou ainda passar mais de oito horas numa fila de espera por um atendimento que leva apenas alguns dois ou três minutos, tempo suficiente para ser receitado algum analgésico ou antitérmico.

Tudo que foi citado até aqui, é de conhecimento de todos, mas algo vem chamando a atenção da população e que seria cômico se não fosse trágico, o fato de lençóis, toalhas e roupas hospitalares, algo que necessita do maior cuidado possível, para que não venha interferir na higiene e nos cuidados e evitar ser contaminados por agentes externos, estão sendo expostos ao vento para poder secar. Já que segundo informações colhidas na unidade, a máquina que faz o processo de secagem desse material se encontra quebrada a cerca de quatro meses.

Pergunto: onde estão os vereadores que não fizeram ainda a averiguação do caso para se instalar um CPI, para apurar os fatos e punir os responsáveis? Nesse caso o Gestor municipal,  o Secretário de Administração e a Secretária de Saúde, pastas responsáveis pelo zelo e desempenho da Saúde no município. Texto por : Adenilton Rocha – Servidor Público, Cidadão e Dirigente Sindical.
IMG-20140703-WA0008

IMG-20140703-WA0006