Tem muita gente que gosta de estalar (estralar também está correto, assim como crepitar, rebentar, estalidar...) e, com certeza, já ouviu de alguém que isso pode causar problemas nas articulações e levar a artrite e engrossamento das juntas. Mas será que isso é verdade?
Para começar, precisamos entender porque as articulações estalam. Afinal, isso pode acontecer mesmo que a gente não force.

As articulações são protegidas por um saco membranoso que, por sua vez, é preenchido por líquido, conhecido como líquido sinovial. Esse líquido protege os ossos e evita o contato direto entre eles, o que causaria uma lesão. Ao mexer as articulações, você acaba soltando pequenas bolhas de gases que ficam aprisionadas neste espaço. Assim como qualquer bolha, elas estouram e isso é que faz o barulho de estalar.
As bolhas de gases demoram, em média, 20 minutos para se formarem novamente. Assim, esse é tempo que leva para poder estalar de novo.

Mas será mesmo que isso faz mal para as articulações?
Provavelmente não. O doutor Donald Unger ganhou um prêmio IgNobel de Medicina (1998) depois de publicar um artigo em que ele mesmo se utilizou como cobaia por 60 anos, estalando apenas os dedos da mão esquerda, todos os dias, enquanto não estalava os dedos da mão direita para testar se estalar os dedos levava à artrite. O resultado foi que as articulações das duas mãos permaneciam as mesmas ao longo do tempo, sem nenhuma diferença entre elas. Muitos estudos médicos concordam com os achados de Donald Unger, mas ainda existe uma possibilidade de que não seja bom estalar os dedos.

Isso porque os gases responsáveis pelo som de estalar contém espécies reativas de oxigênio, os famosos radicais livres. Essas moléculas, quando soltas entre as células do nosso corpo, podem causar oxidação e danos irreversíveis aos tecidos, o que não é nada bom para a saúde das suas articulações. Porém, são necessários mais estudos para saber se realmente a quantidade de radicais livres liberados ao estalar causaria tanto mal às articulações.

Fonte: biologiatotal