11174945_858745640864621_6620970064070558594_n
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Romeu Nunes, preparou esta semana um relatório onde torna públicas as ações que já foram desenvolvidas neste primeiro mês em que está à frente da Seinfra – Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Dentre as principais ações realizadas até o dia 03 de abril, quando completou um mês no comando da Seinfra, o secretário destaca a recuperação do maquinário antigo e que estava esquecido na garagem do município e a limpeza das entradas principais da cidade.

Iluminação Pública – Com a troca de lâmpadas, 95% da iluminação da sede de Tucano já foi concluída e o serviço também já chegou aos povoados de Tracupá – Pinhão, Quixaba Santa Rita, Jorrinho e Rua Nova. A Seinfra também está dando apoio à equipe da Administração de Caldas do Jorro.

Aquisição de um veículo – Nos próximos dias, segundo o secretário, estará no município o veículo que a Prefeitura comprou para ampliar os serviços de iluminação, o que vai possibilitar que o trabalho avance para outros povoados.

Recuperação da frota antiga – Diante da grande demanda pelos serviços de infraestrutura e serviços públicos por parte da população, o secretário decidiu recuperar os veículos antigos que pertencem ao município e estavam abandonados na garagem. A partir de agora, a Seinfra conta também com mais duas caçambas, uma retroescavadeira, um caminhão-pipa, um compactador de lixo (será utilizado nos povoados), uma pá carregadeira e já está realizando a revisão das máquinas novas.

Os veículos antigos (sucata) sem mais utilidade também foram removidos da garagem, otimizando o espaço para o maquinário que está em uso. A coordenação deste trabalho é desempenhada por Zé Carlos, chefe da garagem e responsáveis pela frota da Secretaria.

Limpeza dos contornos e entradas da cidade – Quem trafega pelas entradas da cidade nas proximidades dos bairros Nova Esperança e Vila Progresso já nota a diferença. Depois de um trabalho intenso com o maquinário, as paisagens ganharam outro visual. A Seinfra fez a limpeza, também, do Loteamento Pedro da Hora e vai iniciar o processo de aquisição de tambores para armazenamento do lixo, mantendo, com o apoio dos moradores, a limpeza no local. Naelson e Teobaldo são os responsáveis pela gestão e logística dessa área no município.

Melhorias em ruas – A Secretaria já iniciou, também, ações de melhorias em ruas de bairros do centro, a exemplo do encascalhamento no Entroncamento e José Santana. O calçamento da parte externa do cemitério também foi recuperado, além de diversos campos de bola na sede e na zona rural. Destaque também para a recuperação de redes de esgoto e correção de buracos em algumas entradas da cidade.

Segundo o secretário, a ideia a partir de agora é iniciar a recuperação de estradas do município que já aguardam há algum tempo.

Poda de árvores – A Seinfra está fazendo um trabalho de acompanhamento e mantendo a poda das árvores em dia. Com a ação, ruas e avenidas ficam mais bonitas, melhor iluminadas e evita acidentes. Segundo Romeu, cerca de 50 árvores estão sendo podadas semanalmente.

Sede da Seinfra – Pela primeira vez a população tem um local fixo, localizado na Avenida ACM, para apresentar demandas ou resolver qualquer outro assunto ligado à infraestrutura e/ou serviços públicos. A Secretaria também deu uma pintura (e uma cara) nova à garagem do município, localizada na mesma avenida.

Veículos abandonados em espaços públicos – Essa é uma notícia que os moradores de Tucano vão comemorar. Os veículos fruto de apreensão policial e que estão há anos armazenados na Avenida ACM e no prédio do antigo açougue serão relocados para um espaço apropriado cedido pela própria Secretaria. O processo de recolhimento está aguardando apenas a conclusão de identificação dos automóveis por parte da polícia.

Vem por aí…

“Praça dos Correios” – Ainda este ano, a Prefeitura, através da Seinfra, dará início às obras de construção da Praça de Alimentação ao lado dos Correios, na Avenida ACM. O novo espaço será viabilizado com recursos próprios.

Praça da Rua Nova – Através de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal José Carlos Aleluia, a comunidade do distrito de Rua Nova terá um sonho antigo realizado: a construção da Praça. O início da obra também está previsto ainda para este ano.
Canal do Pedro da Hora – Como parte integrante do programa de qualificação do Loteamento Pedro da Hora, no centro de Tucano, a Prefeitura, através da Seinfra, fará um canal para drenagem das águas que passam pelo local, melhorando a paisagem para toda a comunidade.

Equipe Seinfra
Romeu Miranda Nunes – secretário
Zé Carlos – chefe da garagem e responsáveis pela frota da Secretaria
Diana Amorin – secretária
Gilmar “Migão da Rua Nova” – supervisor de estradas
Naelson e Teobaldo – Limpeza pública