A juventude de Tucano está de parabéns. No dia 28 de agosto, mais de 260 jovens da sede e da zona rural lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para participarem da I Conferência de Juventude e ajudar a construir propostas para melhorar o município em áreas como saúde, segurança e meio ambiente.

A participação ativa dos jovens mostra que esta parcela da sociedade está preocupada com o município e disposta a contribuir para a formulação de políticas públicas que possam beneficiar jovens de todo o país.

Durante toda a manhã e parte da tarde, a programação da Conferência contou com uma rápida palestra proferida pelo jovem Marcos Leone, representante do Conselho Estadual de Juventude, apresentações culturais, debates em grupo e socialização das propostas, além da eleição de delegados para representarem Tucano na etapa territorial da Conferência, que será realizada em Serrinha.

Dentre as propostas levantadas nos grupos pelos jovens estão as que preveem ampliar os investimentos nas estruturas das unidades escolares, de forma a favorecer a permanência juvenil e a oferta de um ensino de qualidade; ampliar a oferta de educação sexual e criar espaços adequados no município voltados para apresentações culturais, com memória artística e cultural disponibilizada, de forma a divulgar e valorizar as manifestações culturais tucanenses.

A comissão organizadora gostaria de agradecer a professores e diretores escolares, que entenderam a importância do momento e não mediram esforços para garantir a participação dos estudantes.

Ascom PMT | Foto: Chris Arruda