A operação de pulverização espacial Ultra-Baixo Volume (UBV) pesado, mais conhecida como fumacê, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), começou hoje, quarta-feira (16) no distrito de Caldas do Jorro.

O carro de combate ao mosquito irá percorrer as ruas de Caldas do Jorro  05h da manhã e depois das 16:30min, sempre nesses horários, fazendo o trabalho de prevenção da Dengue no distrito. A ação tem como objetivo, controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya no município.

A orientações é que os moradores abram as portas de suas residências durante a passagem do carro Fumacê, para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos.

O fumacê é um procedimento que consiste na liberação por via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. 

Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa. Lembrando também que o município possui um grande número de casas que quando o Agente de Endemias passa para realizar as visitas, se encontram fechadas, impossibilitando assim a entrada dos mesmos nas residências.


Texto: Ayrton Hungria / Caldasdojorro.net