A Prefeitura de Tucano e o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) já iniciaram a construção de mais 404 cisternas para abastecimento de água para consumo humano no município.

Com essa nova conquista, a Prefeitura não só vai melhorar a vida de mais centenas de pessoas, mas também universalizar, em uma ação inédita em Tucano, o acesso à água de qualidade.

Nessa terceira etapa do Projeto 1ª Água em Tucano, serão 400 cisternas de 16 mil litros destinadas para famílias que se enquadram nos critérios e quatro cisternas de 52 mil litros que serão instaladas em escolas municipais. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Tucano precisava instalar 3.495 cisternas em todas as regiões do município para garantir a universalização. Já foram entregues 420 pela Prefeitura e Consisal, 2.760 em parceria com o Governo do Estado (CAR) e com as novas unidades que já estão sendo construídas o município vai ultrapassar a meta.

As primeiras comunidades que estão sendo beneficiadas são os assentamentos Pindoba e Muriti, localidades que não foram contempladas anteriormente. Na última semana, técnicos já realizaram cursos de capacitação para as famílias e iniciaram o processo de construção das cisternas. “A prioridade nessa etapa é atender as residências que não foram contempladas com as cisternas de polietileno”, orientou o prefeito Igor Nunes. Todo o processo de cadastro e seleção das famílias é realizado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semagri).

Famílias que ainda não foram atendidas com nenhum projeto de construção de cisterna deve procurar a secretaria para mais informações e como ter acesso ao benefício.

Ascom PMT