Começa nesta quarta-feira (20) a matrícula na rede estadual de ensino para novos alunos ou transferências. O período de renovação de matrícula já passou, mas quem perdeu o prazo ainda tem nova chance. O calendário vai até o dia 27 de janeiro (veja os detalhes abaixo). O procedimento pode ser feito em qualquer escola estadual. Estudantes da rede estadual de ensino de Barrocas, Lamarão, Nordestina, Queimadas, Retirolândia, São Domingos e de outras 30 cidades (veja relação abaixo) podem ainda fazer a matrícula pela internet, por meio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula).

De acordo com o calendário de matrícula, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), os estudantes da rede estadual que não fizeram a renovação de matrícula ou que pretendem se transferir para outra escola, devem realizar a matrícula no dia 20 de janeiro. Este estudante pode fazer a matrícula em qualquer escola da rede ou acessando o Portal da Educação e utilizando o mesmo código contido na Carta de Renovação. Caso necessite, o estudante ou responsável legal pode resgatar o código acessando o site: www.educacao.ba.gov.br.

“A Secretaria disponibiliza esse sistema para dar mais conforto e evitar filas desnecessárias nas unidades. Ao invés de se deslocarem até a escola, a matrícula pode ser feita em casa sem nenhuma dificuldade, por meio do sistema. Os alunos apenas devem ficar atentos ao cronograma de matrícula”, explica Eliana Carvalho, diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Eliana ainda ressalta que “para efetivar a matrícula online, o estudante deve utilizar o código contido na Carta de Matrícula disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação e captura da foto, obedecendo ao prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula”.

A SEC informa que a rede estadual tem capacidade instalada para atender toda a demanda. Algumas escolas mais procuradas podem ter escassez de vagas, mas todos serão atendidos. Segundo a secretaria, no ano letivo 2015 a rede teve 930 mil alunos matriculados em todas as modalidades de ensino. Este ano, o estado dispõe de 19 mil vagas de educação integral, além de 44 mil novas vagas de educação profissional.

Confira o calendário de matrícula 2016

20/01 - Transferência de estudantes da rede estadual: para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2015, ao qual se aplique uma das seguintes situações:

* a escola não oferece a série subsequente;
* não renovou sua matricula;
* mudança de domicilio.

21 e 22/01 - Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental: para os estudantes regularmente matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino do Estado da Bahia, no ano letivo de 2015, cujas escolas não oferecem a série subsequente.

Matrícula Nova - Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer série para o Ensino Fundamental e Médio, atendendo, sobretudo, às diversas modalidades de oferta (cursos técnicos de nível médio, cursos de qualificação integrados à Educação de Jovens e Adultos - nível fundamental).

25/01 - Ensino Fundamental.

26 e 27/01 - Ensino Médio e Educação Profissional

Confira os municípios que participam da matrícula via internet
Barro Preto, Barrocas, Camacan, Camaçari, Cândido Sales, Caraíbas, Catu, Coronel João Sá, Dias d'Ávila, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Glória, Itabuna, Itapitanga, Jussari, Lamarão, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Nordestina, Paulo Afonso, Piripá, Queimadas, Retirolândia, Salvador, São Domingos, São José da Vitória, Simões Filho, Una, Uruçuca, Vera Cruz, Vitória da Conquista.

Documentos necessários

* Original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, firmado pela direção da escola (deve ser substituído pelo histórico em até 30 dias);
* Original e cópia de certidão civil ou RG;
* Original e cópia do CPF (obrigatório para Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio);
* Original e cópia do comprovante de residência.