Na sexta-feira (11/03), as técnicas do Sebrae Jussara Amaral e Lícia Menezes estiveram em Tucano para cumprir a última etapa da IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, no qual Dr. Igor é finalista por ter criado condições de participação de pequenos (as) agricultores (as) na comercialização de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar no município.

Segundo o prefeito, a ideia é ampliar ainda mais o montante de compra de produtos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Hoje é um dia histórico, demonstra que já estamos dando o primeiro passo, e uma das formas de ajudar é justamente a gente comprar na mão dos nossos agricultores familiares para esse dinheiro poder circular na cidade”, afirmou Dr. Igor durante o encontro de inspeção.

Representante da Cooperlad (Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região), uma das entidades que comercializa produtos para a alimentação escolar, Tamires Silva resgatou um pouco da história da cooperativa e disse se sentir parte do prêmio. “Hoje depois de muita luta estamos fornecendo para a merenda escolar, os nossos produtos estão aí. Só tenho a agradecer, primeiro aos cooperados que estão aí na luta com a gente, e agradecer profundamente a Dr. Igor por nos dar essa oportunidade. Vamos torcer para que nosso prefeito leve esse prêmio, porque não é só ele, essa conquista também é nossa. Eu me sinto parte dessa conquista, pela luta que passei e que passo e que contribuiu para esse momento”, relatou a jovem, cheia de orgulho.

Oportunidade também foi a palavra de honra dita por José Adalto de Jesus, representante da Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit). Para ele, o apoio da Prefeitura é essencial para o desenvolvimento do trabalho realizado com a produção de mel. “Agradecer a Dr. Igor por ter dado essa oportunidade, porque só a gente que vive na luta do campo no dia a dia sabe o quanto é importante ter esse apoio. Isso fortalece, incentiva muito a gente a continuar na luta, que é de suma importância para nossa sobrevivência”, defendeu.

Durante o encontro, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Tucano, a Central das Associações Comunitárias de Tucano (CACTU) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Tucano (SPRT), que tem como objetivo implementar ações conjuntas destinadas à promoção do desenvolvimento sustentável, valorização dos produtos da agricultura familiar e economia solidária, fortalecimento do associativismo e cooperativismo e articulação de grupos produtivos de geração de trabalho e renda nas comunidades rurais do município.

Mais uma vez, o prefeito Dr. Igor creditou o mérito do prêmio aos agricultores. “Eu vou usar a fala do Adauto e da Tamires. Na verdade, o prêmio não é do Igor. Tem algumas pessoas que por questões partidárias acabam criticando o prefeito e não percebem que esse prêmio não é do prefeito, é da cidade, é das cooperativas. Então, se de fato sairmos vitoriosos, quem sabe até a nível nacional, temos também esse sonho, esse prêmio não é do Igor, é da cidade de Tucano com seus agricultores familiares. Para mim, com fé em Deus, será uma satisfação se chagarmos a ser vitoriosos, realmente, porque eu me sinto uma peça, um instrumento que está possibilitando a economia solidária do nosso país”, disse o gestor.

Para Igor, o prêmio pode funcionar como um agente estimulador. “Vamos pedir a Deus que a gente consiga esse prêmio tão importante para a nossa cidade e para motivar ainda mais e dá exemplos para que as pessoas possam dar seguimento a esse pensamento”, finalizou o prefeito.

Depois de cumprida as formalidades, todos os convidados participaram de um café da manhã com produtos da agricultura familiar. Em seguida, as técnicas do Sebrae continuaram com a visita de inspeção às instalações na Secretaria de Educação para armazenamento dos produtos comprados através do PNAE e conheceram  todo o processo de beneficiamento do mel no Entreposto de Produtos Apícolas do Território do Sisal.

O encontro contou também com a participação de representantes de cooperativas, secretários municipais, vereadores e outros convidados. O resultado final do prêmio está previsto para o dia 31 de março.

Ascom PMT