O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), foi eleito, no final da tarde desta quarta-feira (25), presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).

O ex-deputado estadual, que comanda o Executivo lapense pelo segundo mandato, tinha o apoio dos partidos que compõem a base aliada do governador Rui Costa (PT) e era considerado o candidato da situação. Eures obteve 206 votos, frente a 139 votos do adversário, o prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro (PDT) - a eleição somou ainda 41 abstenções.

A disputa pela UPB em 2017 ficou marcada pelo empenho de dois polos políticos bem distintos na Bahia. De um lado, o governador Rui Costa com apoio a Eures. Do outro, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que declarou apoio ao candidato de oposição Luciano Pinheiro.

A vitória de Eures confirma o favoritismo frente ao apoio dos partidos que congregam o maior número de prefeituras no Estado: PSD e PP, legendas que integram a base aliada do governador Rui Costa.

A UPB representa as prefeituras baianas nas negociações com os Governos Estadual e Federal. O novo presidente da entidade, Eures Ribeiro, tem como principal objetivo aumentar o orçamento dos municípios.

A chapa encabeçada por Eudes Ribeiro, tem como primeiro vice-presidente da instituição Giuliano de Andrade Martinelli, prefeito de Jaguaquara; Antônio Carvalho da Silva Neto, prefeito de Araci, como vice-presidente administrativo; Rogério dos Santos Costa, prefeito de Santo Estevão, como primeiro secretário; Marcus Paulo Alcântara Bonfim, prefeito de Juazeiro, como segundo secretário; Marcos Aurélio dos Santos Cardoso, prefeito de Santana, como primeiro tesoureiro; e José Henrique Silva Tigre, prefeito de Belo Campo, como segundo tesoureiro.

O candidato derrotado, Luciano Pinheiro, teve sua chapa composta pelos gestores: Zito Barbosa, prefeito de Barreiras (vice-presidente institucional); Joaquim Berlamino Cardoso Neto, prefeito de Alagoinhas (vice-presidente administrativo); Edval Luz Silva, prefeito de Abaíra (1º secretário); Adriano Silva Lima, prefeito de Serrinha (2º secretário); Hipólito Rodrigues Silva Gomes, prefeito de São Gabriel (1º tesoureiro); e João Hebert Araújo da Silva, prefeito de Várzea Nova (2º tesoureiro).