A decisão do prefeito do município de Tucano, Luiz Sérgio (PSD), de plantar nos jardins do município plantas espinhosas como mandacaru, macambira, xique-xique e babosa não tem causado apenas estranheza e insatisfação nos moradores, mas também aguçado a criatividade de muitos e despertado a crítica de figuras de nome no município.

Nesta quinta-feira, 01 de junho, por exemplo, o ex-prefeito da cidade, Igor Moreira Nunes, postou em sua página no Facebook uma foto na frente de um posto de saúde do município de Teofilândia, onde ele atua como médico, falando sobre o jardim do local, que contém flores, gramas e foi construído junto com a comunidade. 

Embora não cite diretamente na postagem o caso de Tucano, para bom entendedor meia palavra basta, ou, nesse caso, algumas palavras, para entender que se trata de uma indireta, ou melhor dizendo, de uma alfinetada na postura do prefeito. “Este é o jardim do posto de saúde do Povoado Setor em Teofilândia. Ele foi feito em parceria com a comunidade, de maneira conjunta, ouvindo sugestões. Aqui não existem espinhos, mas sim grama, palmeiras, flores e alguns materiais recicláveis. Neste espaço as pessoas são respeitadas e atendidas com muita humildade e dignidade”, diz a postagem.

Na terça-feira, 30 de maio, a professora Vera Serra, tucanense respeitadíssima, soltou o verbo sobre o assunto em entrevista na rádio Tucano FM. Embora não condene o uso das famigeradas plantas, a professora defende uma integração com outras espécies menos espinhentas, por assim dizer. No entanto, ela classificou o fato como desrespeitoso ao povo de Tucano. “Respeito é bom e o povo de Tucano gosta. O senhor tem que vir à rádio se retratar com o povo, pedir desculpas pela grosseria que foi dita. Essas palavras não são palavras de um homem que ocupa a cadeira mais alta do município, do executivo municipal”, criticou a professora se referindo ao fato de o prefeito ter mandado ir embora pro Rio Grande do Sul quem não gostou do jardim dele.

Nas redes sociais dos tucanenses, fotos de mandacaru têm aparecido por toda parte em tom de piada à atitude do prefeito. Se continuar assim, já já o município, que é conhecido pelas águas quentes de Caldas do Jorro, vai passar a ser conhecido como a cidade dos espinhos. Abra o olho!

Fonte: WhatsApp